Defensivos agrícolas: preparando o Armazém para Produtos Químicos | TW Transportes

30 de novembro de 2021

Defensivos agrícolas: preparando o Armazém para Produtos Químicos

MKT TW

Autor

Saiba como preparar um armazém logístico para produtos químicos e defensivos agrícolas e quais são os cuidados são necessários ao armazenar esses produtos.

Por se tratar de produtos tóxicos, prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana, o transporte de químicos exige uma série de cuidados. Da mesma forma, a armazenagem desses produtos também requer atenção, começando desde a construção do armazém até o descarte final das embalagens. Quer preparar o seu armazém para produtos químicos e logística de defensivos agrícolas, mas não sabe quais são as principais exigências? Veja, neste post, como deve ser construída a infraestrutura do seu galpão e quais são os cuidados necessários para gerenciar esse estoque. Também, como deve ser feita a armazenagem de defensivos agrícolas, o empilhamento dos produtos e como os profissionais devem agir em casos de vazamentos. Confira!   Defensivos agrícolas: preparando o armazém para produtos químicos

Infraestrutura do Armazém para Produtos Químicos

  O armazém é onde ficarão guardados todos os produtos químicos. Sendo assim, a construção deve ser erguida em um local seguro, não propício a inundações ou enchentes.  Deve ser afastado dos centros urbanos, a mais de 30 metros de residências e estabelecimentos onde são conservados ou consumidos alimentos, medicamentos ou outros produtos. Também deve ser afastado de lagos ou reservatórios de água.  A infraestrutura do armazém deve ser compatível com a quantidade de produtos a ser estocado, as paredes devem ser de alvenaria e o piso impermeável e liso para facilitar a limpeza. A cobertura da área também precisa ser adequada para proteger os itens contra quaisquer fatalidades (para isso, deve-se evitar ao máximo o uso de forros).  As instalações elétricas devem estar em boa condições para impedir sobrecargas, e a ventilação precisa ser natural (por meio de aberturas inferiores ou telhados sobrepostos). Se o proprietário optar pela ventilação artificial, ele precisa certificar que o sistema instalado será à prova de explosão. Não só isso, a iluminação do armazém também deve ser boa para facilitar a leitura dos rótulos dos produtos. Então é importante que o proprietário escolha entre utilizar a luminosidade natural (por meio de telhas translúcidas) ou artificial (contanto que estas sejam à prova de explosão).  

Cuidados no armazenamento 

O proprietário precisa ter um cuidado redobrado ao armazenar defensivos agrícolas. Ele não pode permitir que diferentes produtos químicos fiquem juntos para evitar qualquer tipo de contaminação cruzada. Os itens que forem inflamáveis, por exemplo, devem ser intercalados com produtos não inflamáveis para evitar qualquer risco de incêndio. A estocagem do armazém deve obedecer aos critérios de rotatividade, ou seja, o primeiro produto a entrar no estoque deve ser o primeiro a sair. Caso a armazenagem seja em empilhamento por bloco, o proprietário precisa providenciar a modificação periódica dos volumes para prevenir o envelhecimento e a deterioração dos itens.  

Armazenagem de Defensivos Agrícolas

  A armazenagem de defensivos agrícolas deve obedecer às normas nacionais vigentes bem como as condições de segurança explicitadas no rótulo e bula. Defensivos agrícolas são mercadorias que podem deteriorar, tornando-se ineficazes e até mesmo perigosas se não forem armazenados corretamente. É necessário atenção quanto às instalações, estocagem, empilhamento, vazamentos e toda a equipe envolvida.    

Instalações 

Os defensivos agrícolas devem ser armazenados em locais adequados, longe de fogo, estufas ou lâmpadas. O proprietário do armazém deve garantir que não vai haver qualquer possibilidade de contaminação e tampouco confusão com qualquer outro produto.   

Estocagem

O estoque deve atender o uso em curto prazo, principalmente nos pequenos depósitos. É importante que o proprietário mantenha a temperatura adequada do armazém, isso para conservar a qualidade e o estado natural dos defensivos.  Deve ainda certificar que todos os produtos estão nas embalagens originais, devidamente fechadas e rotuladas. Também, que cada item dentro do estoque está acompanhado das respectivas fichas de identificação enviadas pelos fabricantes.  

Empilhamento

Os defensivos agrícolas devem ser dispostos na mesma pilha em que foram acondicionadas embalagens iguais ou do mesmo produto. Os itens devem ser organizados de forma que haja espaço amplo para manuseio e movimentação, bem como arejamento entre as pilhas.  Os produtos não devem ser encostados nas paredes e teto, e as pilhas dos produtos não devem ficar em contato direto com o piso principalmente se existir o perigo de umedecimento e corrosão na base dos recipientes e rótulos.  O empilhamento deverá ser feito para manter o equilíbrio estável da pilha, respeitando o número máximo de camadas recomendadas pelo fabricante.   

Vazamentos

Os vazamentos nos depósitos ocorrem quando as embalagens são deslocadas ou quando os defensivos agrícolas são manuseados inadequadamente. Portanto, deve-se assegurar que as embalagens que forem abertas serão tampadas adequadamente após o uso. Para os casos de vazamentos, deve-se suspender imediatamente todas as operações. Os profissionais devem manter as pessoas não autorizadas, crianças e animais fora da área afetada e seguir as medidas de segurança e emergência recomendadas nas instruções do rótulo do produto e fichas de emergência fornecidas pelo fabricante.  Deve-se, ainda, usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados.  

Pessoal envolvido

A educação dos trabalhadores envolvidos no manuseio e aplicação dos produtos químicos são essenciais na prevenção de acidentes e intoxicações. O funcionário, antes de entrar em contato com os produtos, deve pesquisar o que está sendo manipulado, esclarecendo-se quanto à toxicidade e às instruções de armazenamento. Os encarregados devem assegurar que as pessoas são responsáveis pela armazenagem de defensivos, protegendo as instalações contra invasões e roubos, e pelas conseqüências decorrentes da estocagem inadequada e da contaminação de seres vivos e do ambiente.   INFORMAÇÃO: O conteúdo desse post teve como referência o “Manual de Armazenamento de Defensivos Agrícolas e Medicamentos Veterinários” da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV). Para ter acesso ao manual completo, por favor clique aqui.     Gostou do tema? Quer saber mais sobre a armazenagem de defensivos agrícolas ou como funciona o transporte de químicos? Então continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as informações. Ou, se preferir, entre em contato com um dos nossos especialistas para ajudá-lo.

TW CADA VEZ MAIOR E MELHOR

Preparado para o fim de ano? Período exige um bom planejamento logístico para não correr riscos

Você no centro da experiência